O SEGUNDO MANDAMENTO

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Êxodo 20:4-6
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
A ênfase do segundo mandamento é a proibição do relacionamento idólatra entre o homem e Deus. A idolatria é uma prática abominável aos olhos do Senhor, porque ela desvia a glória que somente a Deus é devida, e a direciona a outros seres que na verdade não são merecedores. A bíblia está sempre exortando o povo quanto a não existência de outro Deus.  Em Deuteronômio 6:4  está escrito, Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. No intuito de esclarecer melhor esse fato, voltemos nossa atenção para o texto de Êxodo 20:4 que diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. ”
Perceba que o segundo mandamento diz, “Não farás para ti imagem de escultura...” Para que se entenda com maior clareza esse mandamento, se faz necessário compreender o significado do termo latría, que é uma expressão latina, e literalmente significa a mais alta forma de cultuar a Deus. Daí é possível compreender porque Deus proibiu o povo de Israel de fazer imagens de escultura. O culto deveria ser prestado somente a Deus e não as imagens de escultura. A expressão conjugada: “Idolatria” então, significa culto ao ídolo. O pecado de idolatria, ou seja a adoração a uma imagem de escultura, era castigado na lei de Deus com a pena de morte, quer fosse cometido por um único indivíduo, ou por uma comunidade. Em êxodo 22. 20 está escrito: “Quem sacrificar aos deuses e não somente ao SENHOR será destruído.” E em Deuteronômio 13. 12-16 o escritor sagrado registrou as seguintes palavras: “Quando em alguma das tuas cidades que o SENHOR, teu Deus, te dá, para ali habitares, ouvires dizer que homens malignos saíram do meio de ti e incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses, que não conheceste, então, inquirirás, investigarás e, com diligência, perguntarás; e eis que, se for verdade e certo que tal abominação se cometeu no meio de ti, então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, até os animais. Ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao SENHOR, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas; nunca mais se edificará. Deuteronômio 13. 12-16”.  Por que tamanha severidade da parte de Deus? Por que a idolatria é a transferência da glória que somente a Deus é devida para outro ser ou objeto indevido de culto. E a bíblia é extremamente clara ao dizer: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Isaías 42:8”.
Portanto, o segundo mandamento proíbe a fabricação de imagens de escultura, e a bíblia declara que aquele que empenhar seus esforços para fazê-la, será tido por maldito. Em Deuteronômio 27. 15 está escrito: “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo o povo responderá: Amém! ” Em termos muito fortes o profeta Jeremias disse: “Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego. Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer. Jeremias 10:14-15”
O nosso Deus nunca admitiu a adoração ou qualquer tipo de veneração a imagens de escultura. São diversas passagens na lei que proibia essa prática. Em Levítico está escrito: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus. Levítico 26:1”
As imagens de escultura são a mais pura expressão da mentira.        Jeremias 51:17 diz, “Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego. Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer. Jeremias 51:17-18” E para retratar a insignificância da imagem de escultura, enfaticamente  o profeta declara: “Jeremias 10:5 Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem. ” São palavras bíblicas, inspiradas, reprovações vindas diretas da parte daquele que criou as leis para que andássemos nelas.
Seguindo a leitura desse segundo mandamento encontramos o Senhor dizendo assim: “Êxodo 20:4     Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Semelhança do que há em cima nos céus. Deus está proibindo o homem de fazer para adoração, imagens de coisas e seres que estão nos céus. Quais seriam essas coisas? No céu trono de Deus você tem a trindade que é composta por Deus Pai, Deus Filho a segunda pessoa da trindade e Deus Espírito Santo que é a terceira pessoa da trindade, e que normalmente é retratada por aqueles que são idólatra por uma pomba. No entanto, a bíblia proíbe essa retratação como forma de devoção.  Esses seres estão no céu, para que se entenda com maior clareza, uso a expressão “céu trono de Deus”. Mas no céu, firmamento, esse universo que pode ser estudado e explorado pelo homem, existe elementos como os corpos celestes, que não podem ser retratados com vistas a adoração. Daí o mandamento proibir dizendo nem semelhança alguma do que há em cima nos céus. Nesse céu universo, firmamento, estão os planetas, os astros, etc.
A bíblia fala de pessoas que eram da cidade de listra, e que violavam esse segundo mandamento, porque eram adoradores de júpter e mercúrio. Essas pessoas chegaram até a acreditar que esses deuses da mitologia grega tivessem descido do céu nas pessoas de Barnaber e Paulo.
Existiam também os adoradores do sol, que a bíblia proibia veementemente tal prática. “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. Deuteronômio 4:19.” Avançando um pouco mais a leitura do segundo mandamento temos: “Êxodo 20:4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Na terra temos: Pessoas que hoje são objeto de adoração como São Paulo, São Pedro, Maria mãe de Jesus e outros tantos. Essas pessoas foram dignas de admiração, mas, a bíblia proíbe que se faça imagens delas ou as adore. É pecado. Ainda na terra, temos as plantas, os mares, oceanos e os animais. Há uma crença denominada panteísmo, que está presente em todos os lugares, e poucos a conhecem. O Panteísmo, ensina que Deus é tudo e tudo é Deus. Essa crença adora a natureza, daí você escutar muitas pessoas dizerem, temos que zelar pela mãe natureza. Essa declaração é panteísta, e tem muita gente sem saber comungando desse pensamento. Facilmente você encontra pessoas dizendo: Deus é uma arvore, o mar, a natureza. Principalmente no oriente, existem muitos adoradores de animais como a vaca, o macaco e outros animais que são considerados sagrados. O mesmo princípio vale para os animais marinhos. É pecado! Esse verso 4 está completamente esclarecido em Deuteronômio 4:15 “Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. Porque todas essas proibições? No verso 5 temos a justificação: “v. 5 eu sou o Senhor e sou zeloso” veja o verso 5. “Êxodo 20:5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” A bíblia relata que há em Deus, um cuidado para que seu nome não seja maculado. “Ezequiel 36:23 Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.”
Por fim, o segundo mandamento termina dizendo: “Êxodo 20:5       Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem  
Êxodo 20:6     e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Nesses versos, vemos Deus manifestando sua intolerância sobre as gerações de ímpios, e no verso 6 mostra sua benevolência para com as gerações daqueles que o amam.
Portanto, esse segundo mandamento, exige rigorosa separação e rejeição a toda e qualquer forma de adoração que não esteja em conformidade com as Escrituras Sagradas. Por mais que uma pessoa ou um grupo de pessoas estejam ou sejam sinceras, se o ato de culto não seguir as normas bíblicas, se constitui na transgressão do segundo mandamento. O próprio Deus mesmo disse: “Deuteronômio 12:32  Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.” 
As vezes as pessoas dizem: Mas a intenção é servir ao Deus verdadeiro! Mesmo assim, se o ato de culto ainda que bem intencionado, for direcionado ao Deus verdadeiro, se não for segundo as normas bíblicas constitui-se grande pecado e não contará com a aprovação de Deus.
Em Cristo Jesus, Senhor nosso.

Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |