O QUINTO MANDAMENTO

sexta-feira, 19 de agosto de 2016



ÊXODO 20. 12
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá.
No dia 31 de outubro de 2002 o país foi impactado com a notícia de que uma jovem por nome de Suzane von Richthofen, teria aberto a porta da mansão da casa em que morava com os seus pais, no Brooklin, em São Paulo, para que os irmãos Cravinhos pudessem acessar a residência e assassinar seus pais.
Pouco tempo depois, em 2004, O ex-seminarista Gil no dia 28 de março de 2004 arromba a porta da mansão dos seus pais, em Perdizes, bairro de classe média alta em São Paulo, e com uma pistola calibre 380, assim como Suzane Richthofen, assassina seu pai e sua madrasta.
Casos absurdos como esses, estão se repetindo nos quatro cantos da terra. Essa rebelião de filhos para com os pais, não se limita àquelas pessoas que desconhecem as Escrituras Sagradas. Desde os tempos mais antigos, esses tristes fatos existem. Encontramos até mesmo na bíblia Sagrada, relatos de filhos que de alguma forma, movidos por um sentimento de inveja, e sórdida ganância, não mediram esforços e não levaram em consideração as consequências que os intentos de seus corações poderiam causar, e de forma leviana levantaram-se contra seus pais. Evidentemente, os que assim procederam pagaram um preço muito alto pelos seus atos. Quem não se lembra de Absalão, que decididamente se opôs ao seu pai o rei Davi, tomou a sua sogra e com ela se deitou profanando a lei de Deus, e por fim, lutou com todas as suas forças para dar cabo da vida do rei, o seu próprio pai? Também não tem como esquecer, a parábola contada por Jesus acerca do filho pródigo, que antecipadamente pediu ao seu pai, a parte de sua herança, como que impaciente com a espera da morte daquele que o gerou.
Casos semelhantes a esses que acabamos de mencionar, estão se tornando mais e mais comuns em nossa sociedade, e assinalam o fim dos tempos. Paulo ao escrever a Timóteo disse: “2 Timóteo 3:1      Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.  
2 Timóteo 3:2       Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,” É certo que já estamos vivendo esses últimos dias, mencionados pelo apóstolo Paulo. E, verdade é, que essa postura rebelde dos filhos para com os seus pais, nada mais é que a explicita violação do quinto mandamento que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá.
Esse mandamento, abre uma nova série de mandamentos irrevogáveis vindos da parte de Deus para o seu povo, porque diferentemente dos quatro mandamentos sobre os quais já estudamos, ele abre uma seção voltada para a forma com que o homem deve se relacionar com o seu próximo, ou seja, com o seu igual, o homem. Aos quatro mandamentos sobre os quais já estudamos, chamamos de primeira tábua das leis. E, aos mandamentos que se iniciam a partir desse quinto mandamento, chamamos de a segunda tábua das leis, composta por seis mandamento e que o próprio Cristo sintetizou dizendo: “Mateus 22:39         O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Esse quinto mandamento é precedido de uma promessa, veja que ele diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá. ” Estamos aqui diante de uma promessa de vida longa àqueles que honrarem seus pais. Evidentemente, que o cumprimento dessa promessa, está subordinada à vontade soberana de Deus, e o bem daquele a quem Deus criou, é claro.
Analisando esse mandamento vemos primeiramente que ele nos ensina, o respeito ao princípio de autoridade estabelecido por Deus. OS PAIS. O filho que não respeita seus pais, não respeita também a Deus. Os pais constituem a base, a plataforma de respeito a toda a autoridade. A bíblia está repleta de instruções aos filhos, quanto ao modo como eles devem se relacionar com os seus pais. É triste, muito triste e chocante a forma com que muitos filhos desprezam as orientações dos seus pais.  Constatar essa infeliz realidade praticada por muitos que deixam de ouvir os conselhos dos seus pais, e até os abandonam como se eles fossem um objeto com validade vencida, e por isso os desprezam e passam a dar ouvidos as orientações de pessoas que não temem a Deus e sua palavra, é no mínimo revoltante. Aos filhos, a bíblia diz: “Provérbios 23:22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. ” Temos visto inúmeros exemplos de filhos que não medem as palavras para se referir aos seus pais. Ofendem, gritam, desrespeitam. Pai e mãe, são princípios de autoridade constituídos por Deus. Ainda que os pais estejam errados, não devem ser desrespeitados. Isso não significa que você terá que aceitar os seus erros, claro que não! Paulo mesmo diz em Efésios: “Efésios 6:1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.  E, Efésios 6:2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)” Existe uma lei suprema que é a palavra de Deus, que nos desobriga de prestar obediência quando essa lei for violada. Por isso Paulo usa a expressão “no Senhor”, ai no verso 1. No entanto, até para descordar do pai e da mãe, se faz necessário cuidar para que não se falte com respeito, e o quinto mandamento não seja violado. Mesmo errado, é seu pai, é sua mãe. Se você não os honrar também não honrará a Deus. E, honrar a Deus e desrespeitar os mais maternos, se constitui uma violação desse quinto mandamento.
Esse quinto mandamento, também nos ensina a honrar os mais velhos. A bíblia se refere aos mais velhos comparando-os aos nossos pais. Timóteo recebeu essa instrução de Paulo: “1 Timóteo 5:1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos;1 Timóteo 5:2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.” A Nova versão internacional das Escrituras, traduz esses versos nos seguintes termos: “1 Timóteo 5:1  Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; 1 Timóteo 5:2 as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” Semelhantemente os nossos
superiores eclesiásticos, podem ser inclusos nesse mandamento, uma vez que se dedicam ao bem estar espiritual da igreja. Numa metáfora, Paulo usa a figura materna para se referir, ao zelo e dedicação que tinha pelos gálatas, ele diz: “Gálatas 4:19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; ” tratar as autoridades espirituais enxergando nelas a figura paterna, era uma forma respeitosa no Antigo Testamento. Eliseu chamou a Elias de pai. “2 Reis 2:12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes; José assim se apresenta aos seus irmãos como um pai. “Gênesis 45:8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.”.
Esse quinto mandamento tem essas características. E, pensando nelas, devemos nos lembrar desses três princípios.
1.   Todo pai é um filho e toda mãe é uma filha. Portanto, honre seu pai, honre sua mãe. Escreva, procure saber como eles estão, ligue abrace, beije, cuide deles.
2.   Respeite os mais velhos, e ainda que não concorde com algo, saiba discordar, sem violar o quinto mandamento. Leve em consideração os anos vividos, as experiências adquiridas, os cabelos brancos.
3.   Submeta-se as autoridades eclesiásticas, porque elas visam seu bem estar espiritual, e com zelo cuida de vós.
Não podemos tratar acerca desse quinto mandamento e não mencionar a pergunta 124 do nosso catecismo Maior. “O que significam as palavras pai e mãe no quinto mandamento?” E a resposta é: As palavras pai e mãe no quinto mandamento significam que não apenas os pais naturais, mas todos os superiores em idade e dons especialmente todos aqueles que, por ordenança de Deus, têm autoridade sobre nós, seja na família, na igreja ou no estado.
Em Cristo Jesus, Senhor nosso.





Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |