A RECONSTRUÇAO DA ALMA

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. Jo. 3.7
          A vida espiritual do homem pode ser comparada a construção de um edifício. As atitudes humanas, seus conceitos e valores, são como tijolos usados nessa construção. O grande problema, é que cada ser humano existente na face da terra é um edifício erguido com enormes trincas em suas paredes, as quais vieram a existir como consequência de uma estrutura problemática, um alicerce deficiente. Essas trincas, quando cobertas com massas, causam a falsa impressão de que tudo está muito bem, mas na verdade tal edifício pode ruir a qualquer momento. Não há construção que resista, quando sua estrutura, está condenada.
      Quando Adão pecou lá no jardim do Éden, condenou toda a raça humana a escravidão do pecado. Seu ato inconsequente foi à causa principal da exposição humana a toda espécie de tentação maligna, e rebeldia contra o criador. A partir de então, o ser humano passou a existir no mundo como um edifício com trincas nas paredes, provocadas por problemas na estrutura. E, a única forma de solucionar esse problema, é a demolição total do edifício, e a reconstrução de um novo alicerce, e novas paredes.
      O Senhor Jesus disse tudo isso ao usar a expressão, “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” Não adianta o homem passar por uma transformação externa se o seu interior não mudar. Se não houver uma regeneração verdadeira em seu interior, a mera mudança externa equivale à atitude de um construtor imprudente que resolveu passar massa numa parede cheia de trincas, com a finalidade de mudar apenas a aparência. Certamente tal construção cairá.
      Por essa razão, aqueles que possuem a responsabilidade de anunciar o evangelho da graça regeneradora, devem cuidar, para que não caiam na tentação de produzir sermões em série, cujo conteúdo visa massagear o ego das pessoas, fazendo com que elas sintam-se bem, porque isso não adianta. 
      Restaurar a autoestima de uma pessoa sem que tal criatura prove o real arrependimento, pode ser extremamente danoso para sua alma. Um dia, o Senhor Jesus virá como juiz, e não poupará quaisquer espécies de impiedade revestida de uma aparência cristã. Antes, devemos pregar, que todo homem deve se arrepender de seus pecados, deixar seus maus caminhos, e confessar o Senhor Jesus como único e suficiente salvador de sua vida, para que possa herdar a eternidade com os santos de Deus, no reino dos céus. “Tem que nascer de novo” disse Jesus. Esse novo nascimento consiste na remoção da estrutura danificada, e na nova construção realizada pelo Espírito Santo de Deus no velho homem, transformando-o em uma nova criatura, para glória de Deus pai. Deus tira o coração pedra, e coloca um novo coração, um coração de carne, sensível a sua voz. A velha natureza é substituída pela nova natureza, o velho se faz novo e tudo muda.
Deus seja louvado.                       

Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |