A Síndrome de Lameque

sábado, 14 de agosto de 2010

"E disse Lameque as suas esposas: Ada e Zilá, Ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu. E um rapaz porque me pisou. Gn. 4:23

Era uma segunda feira, dia 09/08/2010, dia em que eu estava assistindo um dos telejornais em minha residência, quando fui surpreendido com a notícia de um homem de 45 anos de idade, voltava para sua casa, juntamente com sua mulher e filhos em seu carro. Aparentemente nada de anormal nisso, quer dizer: Nada de anormal, se a continuação da matéria, não se tratasse de mais um desvairo, um ato de selvageria urbana como tantos outros que se tornaram comuns nas grandes cidades. Pois bem! Aquele pai de família, ao passar por outro carro acidentalmente bateu seu retrovisor no carro que vinha em sua direção. Foi ai que a tragédia aconteceu! O dono do carro cujo retrovisor foi arrancado, desceu furioso e começou a atirar como um louco desenfreado contra os ocupantes do veículo que com ele se chocou, chegando a atingir uma criança de apenas 14 anos de idade. E como se não bastasse, assassinou o pai de família que conduzia aquele veículo envolvido no triste acidente. Diante de cenas e/ou relatos como esses, torna-se indispensável os seguintes questionamentos: Por que tanta crueldade? Que mundo é esse em que estamos vivendo? Necessariamente tais indagações exigem respostas, e as daremos à luz da palavra de Deus, usando o texto de Gênesis 4.23, onde encontramos uma atitude não menos cruel, que a que aqui narramos.
É certo que esse é apenas mais um caso de violência! Diante do exposto, podemos entender melhor, "ainda que de certa forma que fora de contexto" porém muito bem empregado para esclarecimento do fato ocorrido no dia 08, a famosa frase citada por Salomão em Eclesiastes 1.9 - que diz: "nada há que seja novo debaixo do sol"! É verdade, nem mesmo um ato de selvageria como esse, haja vista, termos um exemplo bíblico tão terrível quanto. Refiro-me ao perverso Lameque descendente de Caim, que em tom ameaçador dirige-se as suas esposas nos seguintes termos: "Ada e Zilá ouvi-me, vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou". Por que será que o perverso Lameque direcionou tais informações a Ada e a Zilá? Será que foi apenas a título de informação? Ou teria Lameque coragem para do mesmo modo proceder para com suas esposas? Sabe-se lá! Você duvida? O fato, é que a população mundial esboça com muita naturalidade, seus atos de violência no transito, nas escolas, nas casas, etc. Denomino tais atitudes de " A SÍNDROME DE LAMEQUE" Pois é o mesmo mal que ele sofria. E quanto a reação que hoje vemos em nossos contemporâneos, pode-se dizer que trata-se da mesma reação que Lameque teve no momento em que foi pisado. Ele, simplesmente matou! Da mesma forma com que as pessoas simplesmente matam hoje. É como se a vida humana não tivesse valor algum aos seus olhos. Mata-se por matar, feri-se por ferir.
Quanto aquelas perguntas feitas no início, deixe-me responder: Sabe por que tanta crueldade? Porque a natureza que existe em boa parte dos homens existente em nossa sociedade, ainda é a mesma que existia no perverso Lameque. Ou seja: A natureza pecaminosa, herança de Adão. E quanto ao mundo em que vivemos, bom! Quanto a esse, basta dizer que jaz no maligno (1 João 5:19)

Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |