NINGUÉM EXPLICA DEUS

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Constantemente tenho afirmado que a música evangélica (gospel) vive um dos piores momentos de crise. Quase sempre as composições não refletem as verdades explicitas nas Escrituras, e mesmo assim são incluídas nos chamados grupos de louvor das igrejas, e cantadas sem o menor critério bíblico. Isso acontece porque o conhecimento dos que conduzem as canções nos cultos públicos, está muito aquém do exigido para aqueles que estão assumindo tal responsabilidade.

Antes de fazer uma breve análise em uma das inúmeras músicas que considero problemáticas teologicamente, entendo ser necessário explicar ainda que de forma extremamente suscita, a doutrina da transcendência e imanência de Deus.
          Em linhas gerais, a transcendência de Deus ensina que sendo Deus criador, encontra-se infinitamente acima daquilo que foi criado, e impossível de alguma forma ser alcançado. Inclusive o ser humano é claro. E a imanência de Deus, ensina que apesar dele transcender sua criação, ele se envolve com ela se se deixa conhecer por meio de sua revelação.
Diante disso, vamos analisar uma música que em minha opinião tem uma melodia muito atraente, porém com uma letra altamente contraditória.
          A música em questão é intitulada, NINGUÉM EXPLICA DEUS. Para muitos, ela é considerada uma música perfeita, repleta de UNÇÃO. Mas, como pode ser perfeita, se ela contraria as Escrituras? Como afirmar que ninguém explica Deus se o próprio cristo o explicou quando disse, Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24? Como afirmar que ninguém explica Deus se o apóstolo Paulo ao escrever a Timóteo explicou o Senhoril de Cristo, destacando sua eternidade, sua imortalidade e sua unicidade? Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! 1 Timóteo 1:17. E no capítulo seis Paulo continua explicando a grandeza do Senhor dizendo: O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! 1 Timóteo 6:16. Ao escrever a igreja de Roma, Paulo diz que só é possível invocar a Deus se crer nele e diz que só é possível crer se ouvir a seu respeito, e quando se ouve a respeito de Deus, naturalmente recebe-se explicação sobre seu ser. Rm. 10. 14 isso é óbvio.
          Quando o autor da música intitulada “Ninguém explica Deus” diz que todo o universo se formou no falar de Deus ele está na verdade explicando que Deus é criador. Quando diz que Deus é Dono de toda ciência, sabedoria e poder, ele está explicando a soberania de Deus. Quando diz que antes que o haja houvesse Ele já era Deus, está explicando sua eternidade. O autor dar todas essas explicações sobre Deus e logo em seguida diz “canta”: Ninguém explica Deus? Ora! Mas ele acabou de dar uma série de explicações sobre Deus e como diz que ninguém o explica?
          Outro problema encontrado nessa composição é a afirmação imprecisa, obscura, de que Deus se revelou aos seus do crente ao ateu... Como assim? Quem são esses seus? São aqueles que deus escolheu para herdar a vida eterna? Entre esses encontram-se aqueles que se declaram crentes e os não reconhecem sua santidade, existência e soberania? O que na verdade o autor está dizendo? A bíblia diz no Salmo 25:14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.  Só a esses, e mais ninguém. A revelação de Deus aos ímpios se deu apenas por meio das coisas que foram criadas, Sl. 19; mas essa revelação não é salvífica.
          O nosso louvor reflete o conhecimento que temos de Deus. E nós adoramos aquele que conhecemos Jo. 4. 22.
          Resumindo o que expomos até aqui, é assim: Nós não conhecemos a Deus em sua totalidade (sua transcendência total e completa) por que ai seríamos deuses. Mas, ele se relaciona conosco, e o que dele conhecemos, conhecemos por que nos foi explicado.
          Por fim, quero chamar sua atenção para a passagem de Atos 8.31. Quando Felipe perguntou ao eunuco se ele estava compreendendo as escrituras (ele estava lendo sobre o Deus filho) O eunuco questionou: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Após a explicação, veio o desfecho final: Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos 8. 36-37.
          Portanto, não se deleite apenas nas melodias. Analise as letras, observe se elas estão em harmonia com as Escrituras, e só depois abra a sua boca e louve ao Senhor.
Em Cristo Jesus Senhor nosso

Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |