O cristão e sua influencia no mundo pós-moderno

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Nas últimas décadas o cristianismo mundial tem sofrido significativamente, com os atos vergonhosos e desprezíveis, de algumas pessoas que se denominam cristãs. O impacto negativo de um mau exemplo proporcionado por um “cristão” é o suficiente para macular anos de trabalho sério e consistente espiritualmente falando. Conheço comunidades cristãs, que há muito estacionaram por esse motivo. Diante de tal constatação, devemos atentar com maior diligência, para a palavra de Cristo, proferida no sermão do monte, “Vós sois o sal da terra...”. Para melhor compreensão do verso em questão, se faz necessário entender o contexto da passagem em questão. É fato, que há uma quantia exorbitante de sal na região onde O Senhor proferiu tal sermão (região do mar Morto), e, com o intuito de elucidar seu ensino, O mestre faz o uso contextualizado do sal, com a finalidade de advertir seus discípulos, quanto à postura ideal que eles teriam que desenvolver enquanto verdadeiros discípulos aqui na terra. É inequívoca, a afirmação de que a lição do Senhor aos seus discípulos estende-se a todos os demais cristãos espalhados em toda parte da terra, desde aqueles que foram testemunha ocular, até mesmo os que virão à existência antes de sua segunda vinda.
Atentemos, pois para as observações que se seguem:  
1.      Como SAL o Cristão deve influenciar e jamais ser influenciado
Pervertido como está, a sociedade na qual estamos inseridos encontra-se farta de maus exemplos. Cumpre-se a cada dia, a palavra que o apóstolo Paulo falou ao jovem Timóteo em sua segunda epístola dizendo: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 2 Tm. 3.1-5.” Diante da veracidade de tais realidades, viver um cristianismo autentico, é no mínimo uma questão imperativa. A sociedade não precisa mais de maus exemplos! Isso ela tem de sobra. O cristão não tem que receber a influencia de pessoas cuja vida não possua respaldo escriturístico. Afinal, não foi para viver como quem não tem normas sagradas como regra de santo viver que o Senhor o chamou. Foi por entender dessa forma, que Paulo Usou em sua epístola aos romanos no capítulo 6.1-2, as seguintes expressões: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”, a ideia que permeia essa verdade é a de que não tem sentido um cristão viver na prática do pecado como vivem os ímpios, uma vez que Cristo o libertou do império das trevas. Em outras palavras, se somos cristãos, não devemos receber influência pecaminosa deste mundo. Antes, devemos influenciar com o testemunho prático de um santo viver.
O SAL não recebe influência dos demais ingredientes, pelo contrário, ele os influencia.         
2.      Como SAL o cristão retarda a corrupção das demais substancias
Essa segunda observação me faz lembrar o texto de Gênesis capítulo 18.22-33, onde encontramos Abraão e sua postura intercessora. V.24-26 “Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.” O fato, é que havia naquela cidade um homem a que Abraão amava, e que no fundo por ele intercedia junto ao Senhor. E não foi destruída a cidade enquanto Ló de lá não foi retirado. Dessa mesma forma acontece em nossos dias, pois esse mundo ainda não foi destruído, por causa da presença de um povo que atua nesse mundo como sal, transmitindo sabor, e preservando da corrupção outros elementos.
Com tudo isso, afirmo que não tem sentido viver nesse mundo, sem um bom testemunho de vida cristã. Com sal, precisamos salgar e influenciar, marcar positivamente, e jamais ser marcado pelas obras das trevas. Por essa razão, O cristão deve exercer Influência positiva no mundo pós-moderno.
Em Cristo Jesus, Senhor nosso.

Comentários:

Postar um comentário

 
EKKLESIA © Copyright | Template By Mundo Blogger |